Páginas

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2019

Morre Chico Teófilo, ícone da vaquejada e ex-vereador de União


O vaqueiro estava hospitalizado e faleceu num leito do hospital de União, nesta madrugada
Bem vindo ao Player Audima. Clique TAB para navegar entre os botões, ou aperte CONTROL PONTO para dar PLAY. CONTROL PONTO E VÍRGULA ou BARRA para avançar. CONTROL VÍRGULA para retroceder. ALT PONTO E VÍRGULA ou BARRA para acelerar a velocidade de leitura. ALT VÍRGULA para desacelerar a velocidade de leitura.Play!Ouça este conteúdo0:00100%AudimaAbrir menu de opções do player Audima.



O Piauí perdeu na madrugada deste sábado, 2, o vaqueiro e ex-vereador Chico Teófilo, 67 anos. A maior expressão da vaquejada no Estado. Não foi divulgada a causa da morte. A família informou apenas que foi em conseqüência de uma hemorragia. Chico Téofilo tinha passou por uma cirurgia recente e também sofreu um acidente de carro.

Internado há seis dias no Hospital de União ele aguardava vaga para um hospital em Teresina. O corpo está sendo velado na casa dele, localizada ao lado da Associação dos Vaqueiros.

Chico Teófilo era vaqueiro de profissão e dono da Fazenda do Vaqueiro. Era na fazendo que realizava a vaquejada todos os anos. Ele reunia a vaqueirama sempre no dia 29 de agosto.

Muito popular, Chico Teófilo enveredou também pela vida pública. Elegeu-se vereador de União. Mas o que o projetou mesmo para o Piauí e para o Brasil o Coral dos Vaqueiros de União, fundado por ele.



Foi ele também que fundou a primeira Associação de Vaqueiros do Brasil – AVAU, em União. Era o atual presidente da Associação. Fundou ainda o Sindicato dos Servidores Públicos do Município de União - SSPU.

O vaqueiro social fez história em sua cidade natal. Ajudou a fundar e presidiu por dois mandatos a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE, de União.

Cristão devotado, estava sempre a frente da tradicional Procissão Vaqueiros e da vaquejada de União. O evento realizado para celebrar o Dia do Vaqueiro, nos Festejos de São Raimundo Nonato.

Entre os projetos aprovados na Câmara Chico Teófilo se orgulhava de ter criado o Dia Municipal do Vaqueiro. Posteriormente, com a influencia políticas que gozava junto ao meio político, conseguiu emplacar o dia 29 de agosto como o Dia Estadual do Vaqueiro. Daí foi um passo para a criação da Lei que criou o Dia Nacional do Vaqueiro, data oficial no Brasil.

Chico Teófilo estava viúvo há cinco meses. Em setembro de 2018, a esposa dele Conceição Pierote, também morreu.

Com informações do Clique União





Fotos: Divulgação

LEIA TAMBÉM